Imagem capa - “Professional Branding” - Fotografia de Perfil Profissional por Flavio Marques
imagem pessoalpublicidadeBranding fotografiaempresamarketingperfil profissionalDicasEnsaio

“Professional Branding” - Fotografia de Perfil Profissional

“Professional Branding” - Fotografia de Perfil Profissional
Vivemos em um mundo conectado. Mais de 50% da população mundial utiliza a internet e no ranking de acesso, o Brasil está à frente de vários países, inclusive de alguns desenvolvidos, com 70% da população na rede.

Mas o que isso tem haver com Fotografia de Perfil Profissional?
A era da tecnologia permite um mercado virtual para empreendedores que podem usá-lo como extensão de negócios ou meio exclusivo de atuação. Para entrar na onda da modernidade, profissionais se veem obrigados a se adaptar para, com seriedade e confiança, manter clientes e conquistar novos.

Fazendo uma rápida pesquisa on-line, principalmente, nas redes sociais, fica claro que nem todos dão a devida importância à apresentação ao público. É aí que entra a Fotografia de Perfil Profissional.

O poder da foto certa
A imagem do seu perfil é a primeira coisa que seu cliente vê. É ela que determina se seus serviços serão ou não contratados.

Há muita gente boa com fotos ruins. Cliques posados com formalidade em excesso (como no RG), ou ao contrário, muito informais, fotos escuras ou claras demais, roupas e ambientes inadequados, segurando bebidas (acredite!).


Dra Ésia Lopes - Médica Pediatra / Foto: Flávio Marques

Algumas dicas para não fazer feio na foto de perfil profissional

Dica 1
Toda imagem passa uma mensagem. Pense nisso antes de, por exemplo, usar como foto de perfil aquela feita na balada com o copo na mão. Se produção de eventos não for seu ramo, isso pode pegar mal. Na verdade, não sendo o João Canabrava, é melhor evitar fotos desse estilo.

Dica 2
Escolha fundos/cenários que facilitem o reconhecimento do seu rosto. Tenha certeza que você está nítido mesmo quando sua foto for só um “thumbnail” (miniatura). Lembre-se, seu perfil é sua identificação.



Dr Ricardo Carvalho - Médico Ginecologista / Foto: Flávio Marques

Dica 3
Se o perfil é SEU a foto que deve aparecer nele é a SUA. Não use imagens com outras pessoas. Os clientes precisam e gostam de saber com quem estão falando. Usar aquela foto que você saiu um arraso, mas tinha um amigo do lado que foi preciso cortar, também não é o mais indicado, aposto que você já viu alguma do tipo e percebeu, na hora, que alguém foi tirado dalí.

Dica 4
Evite exageros nos filtros e tratamentos. É comum fazer alguns ajustes, mas lembre-se que é um perfil profissional, cuide da sua imagem.

Deixe sua foto de um jeito que, quando a pessoa te encontrar pessoalmente, consiga reconhecer facilmente.

Dica 5
Garanta que seu rosto esteja bem iluminado. Deixe as fotos mais “artísticas” para o seu portfólio, algum post pessoal no Facebook ou no Instagram.


Dr Bruno Paiva - Advogado / Foto: Flávio Marques

Dica 6
Eu sei que não é todo dia que a gente fica "chique no úrtimo" como quando vai a um evento social. E é exatamente por isso que, raramente, vale usar uma foto de casamento, por exemplo, no seu perfil. Se no seu dia a dia você não usa terno e gravata, não faz sentido um “cartão de visita” com o traje de gala, né?! Isso, também, vale para os vestidos “glamourosos”.

Dica 7
É comum e quase automático a gente sorrir ao posar para uma foto. Um sorriso costuma ser agradável, tende a abrir portas e facilitar conexões com as pessoas. Mas não é obrigatório. Tem mensagens que uma expressão reflexiva, por exemplo, vai ser a melhor forma de comunicação. Se você fizer uma rápida pesquisa por “retrato” no Google, vai entender o que quero dizer.

Nada disso é regra. Essas são algumas observações que fiz acompanhando as redes sociais e o mercado corporativo.


Valdemir Siqueira - Produtor de Áudio / Foto: Flávio Marques

Dica 8
Mantenha sua foto atualizada. A gente muda com o passar do tempo.

Dica 9
O mais importante de tudo: VOCÊ NÃO É OBRIGADO A NADA. O objetivo é te mostrar e, sempre que possível, passar um pouco da sua personalidade. Se achar que uma foto, diferente do padrão, te representa melhor, vá fundo e use.

Dica 10

SEJA VOCÊ MESMO! A primeira pergunta que faço quando vou fazer o retrato de alguém é: QUAL A MENSAGEM QUE VOCÊ QUER PASSAR?

Siga tendências e referências, mas seja você! Ninguém vai conseguir copiar isso. Aproveite